Brasileiros são os pais mais protetores

sexta-feira, abril 29, 2011O mundo da Dani

Seu coração fica na boca quando você olha seu filho todo feliz a mil no balanço no parquinho. E quando ele toma um tombo de bicicleta, então. Saiba que há muitos pais e mães como você, que sentem um receio enorme de o filho ganhar um curativo no joelho. Uma pesquisa encomendada pela OMO, realizada com quatro países (Argentina, Brasil, França e Reino Unido), revelou que os pais brasileiros são mais receosos em dar liberdade aos filhos para novas experiências na hora da brincadeira.

O estudo foi feito com 800 crianças, de 8 a 13 anos, acompanhadas dos pais, e analisou os sentimentos de ambos sobre a oportunidade de vivenciar algo novo. Apesar de 61% dos pais brasileiros concordar sobre a importância dessa “aventura” para o desenvolvimento infantil, 82% alega que o impedimento se dá por conta da preocupação de que o filho se machuque.

De acordo com Quézia Bombonatto, psicopedagoga, terapeuta familiar e presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia), faz parte da cultura dos pais brasileiros demorarem um pouco mais para “soltar” as crianças. Um dos fatores é a falta de segurança nas cidades. Por isso, afirma a especialista, não dá para limitar ainda mais os filhos quando eles têm oportunidade para conhecer. “Superproteção é algo perigoso e impede os filhos de crescer. É claro que a criança precisa ser protegida, mas não em excesso.”

Quando os pesquisadores pediram às crianças que imaginassem qualquer coisa no mundo que podiam fazer, 22% das brasileiras afirmaram que gostariam de cuidar de animais em zoológico e 24% tinham desejo de experimentar atividades radicais, como mountain bike. A criança precisa ser estimulada a experimentar, testar seus próprios limites dentro do que ela pode. “Você não pode impedir o seu filho de aprender a andar de bicicleta só pelo medo de que ele caia”, afirma. E ressalta: “não dá para achar que a criança vai se desenvolver se ela não tiver nenhuma experiência”.


Retirado da revista crescer http://revistacrescer.globo.com/

VEJA MAIS POSTAGENS

10 comentários

  1. muito interessante esse post.
    Adorei esse blog, bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  2. É por isso que deixo meu filho ( 8 meses ) brincar e se sujar eles aprender a brincar se divertindo isso é o mas importante.Adorei o post

    Beijoos querida!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da postagem Dani, nunca tinha parado pra pensar sobre isso...
    Eu não sei, mas percebo que sou um pouquinho protetora sim...
    Bjks.
    Genis

    ResponderExcluir
  4. Olá.... olha eu adoro deixar meu filhinho fazer algumas coisas mas o problema é minha mãe pois moro com ela e ela impede muito que ele faça tipicas coisas que criança...
    Hahahaha Muito bom o post...
    Otimo final de semana...

    ResponderExcluir
  5. Na verdade eu acho que mesmo sendo o "Recanto das Mamãe", vocês deveriam ter um pai blogando tb! :-)

    Eric
    http://www.superpai.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Genis!
    Gostaria de agradecer pelo convite e dizer que estou muito honrado em fazer parte da equipe do blog! É claro que aceito! É a oportunidade de mostrar o lado pai da maternidade!

    Abraços!

    Como combinamos os detalhes??

    ResponderExcluir
  7. Acho que não me enquadro nos resultados dessa pesquisa rsrs. Mesmo com o coração na mão eu deixo o Daniel livre para explorar o ambiente, inventar brincadeiras, descobrir as coisas... Fico com os dois olhos beeeem abertos e me preocupo, mas não me considero superprotetora.
    beijinhos amiga.

    ResponderExcluir
  8. Dani, adorei o post!
    Nossa, a gente superprotege e às vezes nem se dá conta!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. é realmente importante ter em mente que por mais que protejamos e queiramos ensinar algo aos nossos filhos, as coisas realmente importantes não tem como ser ensinadas ou mostradas, devem ser vividas.
    Sem experiência nunca há desenvolvimento pleno e feliz, mas sim uma lembrança de uma infância frustrada.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!