Equilibrio

sexta-feira, maio 20, 2011O mundo da Dani


Um dos meus maiores desafios como mãe tem sido buscar um equilíbrio entre minhas ambições profissionais e o desejo de dar à minha filha todo o tempo, atenção e participação do que gostaria. Percebo este desafio na maioria das minhas amigas que são mães, assim como entre grande parte das mulheres profissionais que conheço e admiro. Como evoluir profissionalmente e, ao mesmo tempo, ser mãe e atuar como a mãe que gostaria de ser???



Passei boa parte da minha vida trabalhando e estudando para alcançar sucesso profissional, e tudo aquilo me realizava completamente, mas foi depois que segurei a Juju nos braços pela primeira vez que percebi que aquilo havia mudado quase que instantaneamente. Eu nunca suportei a idéia de passar mais de 8 horas diárias longe daquela criaturinha que “brotará” de dentro de mim, e isso era uma exigência da minha profissão, é como se vivêssemos uma eterna simbiose e meu ponto de equilíbrio havia mudado mesmo, e para sempre.

Nunca encarei ser mãe em tempo integral como um sacrifício, muito pelo contrário, “praticar” a maternidade é definitivamente algo que desejo fazer, um tempo precioso em minha vida que jamais se repetirá, Deus colocou em minha vida este “chamado”, e eu jamais o ignorei. Por outro lado, ficar em casa significa abrir mão da troca de idéias e da interação social que o ambiente de trabalho pode nos proporcionar. É, de fato, uma grande mudança que pode tornar muitas mulheres infelizes.

Conheço também outras mulheres que jamais seriam felizes se deixassem seus trabalhos, e também existem aquelas que não podem permitir-se abandoná-los, por necessidade financeira e voltam a trabalhar assim que acaba a licença-maternidade. Muitas são perseguidas por sentimentos de culpa, sem ter a certeza de estarem fazendo a coisa certa.

Na última semana, recebi uma proposta de trabalho, da mesma empresa onde trabalhei por 7 anos, ótimos benefícios, ótima oportunidade de regressar ao mercado de trabalho e foi neste fim de semana que travei a maior luta da minha vida, com minha própria alma. Corri atrás de todos os preparativos para tal regresso, mas algo em meu coração estava tão contrariado, passei noites chorando e dias sem me alimentar e foi assim que descobri que tal proposta havia acendido uma luz, uma luz para que eu pudesse encontrar “tal equilíbrio” que estava perdido dentro de mim mesma.

Eu disse não a proposta!!! Embora para algumas pessoas pudesse parecer loucura, seria absolutamente contra meus sonhos e princípios passar tantas horas longe da minha pequena e foi aí que avaliei minhas ambições profissionais e consegui me perdoar por conquistar menos profissionalmente para me dedicar a este chamado lindo que é a maternidade. Conclui que não existe mulher que pode ser 100% mãe e 100% profissional ao mesmo tempo, deixei a maior porcentagem para a maternidade.

Esse é meu ponto de equilíbrio, talvez trabalhar menos quando for a hora certa, ganhar menos, mas ter mais tempo para minha filha. O Ro é um marido fantástico, ele me dá muito apoio emocional, e graças ao apoio dele e de todos aqueles que me amam, encontrei de vez meu equilíbrio. Financeiramente falando, posso dizer que troquei sapatos novos por um sorrisinho tímido, roupas caras por um carinho inocente e acessórios luxuosos por um abraço apertado, se é que vocês me entendem...

E você amiga leitora??? Já fez uma reflexão sobre seu ponto de equilíbrio??? Você é feliz??? Você tem uma vida profissional intensa, mas vive rodeada de culpa por não dar tanta atenção aos filhos??? Você é mãe em tempo integral mas se sente infeliz e sente falta do que um ambiente de trabalho pode lhe proporcionar???

O que te faria uma mãe e profissional 100% feliz???

Lembrem-se: Siga sempre a voz do seu coração....

Beijos,

Fabi da Juju.

Esse post mara vc encontra no blog da Fabi   http://fabijulia.blogspot.com/

bjussssssssssssssssss

VEJA MAIS POSTAGENS

9 comentários

  1. Pois é, postei sobre isso ontem... acho que estamos no mesmo barco, rsrsr.
    Passe por lá.http://pequenascoisasdare.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ola mamae! Estamos passando aqui pra te convidar a conhecer o Papo de Maes: http://mamaedalaura.blogspot.com/

    Estamos planejando ainda, mas.. A ansiedade nos levou a criacao desse blog, esperamos por vc!

    Beijos, Jess e Dre.

    ResponderExcluir
  3. fabi adoroooooooooooo seus posts, obrigada por participar do Recanto..

    bjusss

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre falo sobre isso "Ser mãe e trabalhar fora".
    Trabalho fora sem culpa e sou a melhor mãe que posso ser.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabi!
    Gostei muito de ler o teu post, eu também vivo isso, me encontrei na maternidade, amooo ser mãe em tempo integral. Já pensei, agora que a minha filha está grandinha em voltar a trabalhar, mas o meu coração está feliz do jeito que estou, encontrei o meu equilíbrio e assim sigo segurando nas mãos de Deus e pedindo sempre a Sua direção pra minha vida.
    Beijos carinhosos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Recebemos um novo selinho e indicamos você para receber também!!! Passe lá receber esse mimo. Bjosss

    ResponderExcluir
  7. Olá Fabi você tocou em um ponto muito importante na difícil "arte" de ser mãe, mulher e continuar tendo uma vida profissional.
    O pior momento é quando eles são muito pequenos e precisam demais da atenção e do acompanhamento da mãe. Muitas avós fazem isso maravilhosamente bem, mas é muito difícil deixar nossos filhos para voltar ao trabalho e ter tempo "com qualidade" para assumir todos os papéis.
    Adorei esse post
    Hoje, meus filhos estão crescidos (20 e 25 anos) então consigo trabalhar sem culpa. Mas já passei por momentos muito complicados e dolorosos em que tirava os pequenos ainda dormindo da cama pra deixar na avó enquanto ia trabalhar.
    Força e equilibrio a todas
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  8. Esse post é maravilhoso... Eu me identifiquei muito contigo! Larguei minha profissão(por tempo indeterminado) e todas as boas propostas que venho recebendo, pra ficar com minha filha. Tento engravidar há 10 anos; não seria justo nesse momento que eu largaria Heloísa pra outra pessoa cuidar... Quero estar 24h por dia com ela, até sabe lá Deus quando! Mãe em tempo integral, FELIZ ASSIM Ó; curtindo cada segundo da cria sem a mínima saudade/vontade de trabalhar fora. Mas o engraçado é que sinto cobranças de amigos e familiares: vai voltar a trabalhar quando? Já está trabalhando? E eu me divirto! Enquanto eu puder ($$$) ficarei com ela exclusivamente; mesmo sozinha, sem o papai dela, sem pensão, sem ajuda de ninguém... Sem roupas e sapatos novos pra mim (só pra ela!), com olheiras até o pé (dormir; o que é isso?), mas com um sorriso de orelha a orelha de dar inveja a qualquer mortal! Beijão.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou mãe em tempo integral, quando o Bruno nasceu eu o levava comigo para o comércio que tinhamos na época.
    Hoje estou morando no exterior em agosto iniciarei curso de idiomas, desse modo ele terá que ir para creche e já to aqui pensando como será essa minha maratona, longe do meu príncipe.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!