desenvolvimento Desenvolvimento Infantil

5 dicas para incentivar o empreendedorismo nas crianças

quinta-feira, novembro 20, 2014Chris Ferreira


Recebemos essa sugestão de pauta e achamos o tema superinteressante e por isso estamos publicando aqui no Recanto.

Nós  já falamos muito que a formação das crianças vai muito além do conteúdo passado nas escolas, no sistema de ensino tradicional. Se fala muito em inteligência emocional e na importância das qualidades comportamentais. 

Nós pais somos responsáveis por desenvolver, estimular e potencializar as habilidades em nossos seus filhos para garantir que eles se tornem indivíduos realizados, produtivos para a sociedade, cidadãos responsáveis e conscientes, íntegros e acima tudo felizes. 

Estamos vendo hoje um crescente de profissões novas surgindo a todo momento e muito se fala em empreendedorismo. Então uma boa maneira de estimular os nossos é o incentivando o empreendedorismo, competência fundamental para a realização de sonhos e paixões.

Sendo assim trouxemos algumas cinco dicas para incentivar o empreendedorismo nas crianças preparadas pela Sociedade Brasileira de Coaching:

1. Educação Financeira – Desde cedo as crianças devem aprender a lidar com dinheiro. “Um excelente exercício é realizar um bazar ou colocar à venda na internet os brinquedos e roupas não usados há mais de um ano. Deixe seu filho à frente de todo o processo, desde a definição dos preços até a negociação, assim, ele começará a ter noções do valor de cada produto e treinará seu poder de argumentação”, orienta Villela da Matta, presidente da SBCoaching. Metade do dinheiro arrecadado deve ir para poupança e a outra metade poderá ser gasta com o que a criança preferir. “É mais fácil criar o hábito de guardar dinheiro desde cedo quando ainda não existe uma associação de dor ao poupar do que na fase na adulta”, aconselha o coach.

2. Estabeleça metas – Um modo de incentivar os pequenos a definir e alcançar seus objetivos é pedir a eles que anotem seus principais sonhos e definam o mais importante. Depois, é preciso ajudá-los a descobrir medidas eficientes e mantê-los focados para concretizar tal meta.

3. Aprender com os erros – “As crianças devem ser motivadas a aprender algo com seus erros. É fundamental que elas tirem uma lição de todas as experiências e percebam o que pode ser feito de maneira diferente da próxima vez”, explica o coach.

4. Ensine-o a comunicar-se bem e a evitar conflitos – Mostre que a educação e o respeito ao próximo são a base para a resolução de problemas e demonstre que manter contato visual durante uma conversa, assim como ter boas habilidades de escrita, contribui para uma comunicação eficiente. Ensine seus filhos a falar devagar, a apresentar uma boa argumentação e a evitar abreviações na hora de escrever.

5. Valorize a criatividade – As crianças possuem uma imaginação fértil, portanto, pode-se direcionar este talento para que elas adquiram habilidades de resolução de problemas e desenvolvam a criatividade. “Leia para seus filhos à noite e reserve alguns dias da semana para estimulá-los a criarem histórias a partir de alguns elementos chaves como um pneu, uma blusa de capuz vermelho e um sapo. Eles ficarão motivados a criar a partir de algo divertido”, finaliza Villela.

PS: o coaching desenvolve habilidades e competências por meio de técnicas e metodologias cientificamente validadas. Você pode conhecer mais sobre os métodos de coaching em: http://www.sbcoaching.com.br/


O texto original da sugestão de pauta foi enviada pela Approach Comunicação Integrada. Fizemos algumas adaptações para que o texto ficasse mais pessoal e de acordo com a forma de escrita do Recanto.




Beijos carinhosos!
Chris Ferreira
twitter: @InventandoMamae




.

VEJA MAIS POSTAGENS

1 comentários

  1. Cris, essas dicas foram muito maneiras. A ideia do bazar e da venda pela internet são muito boas

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!