culinária Mamãe Chris Ferreira

Food Revolution Day 2015 - É hoje!

sexta-feira, maio 15, 2015Chris Ferreira


É hoje o Food Revolution Day 2015! Vocês conhecem? Já ouviram falar? Sabem do que se trata? 




Bom, o Food Revolution Day é uma iniciativa global criada pelo renomado chef Jamie Oliver, um dos maiores chefes de cozinha do mundo e apresentador de TV britânico, que visa a conscientização por uma melhor educação alimentar para todas as crianças.

A ação acontece anualmente desde 2012, e conta com a colaboração de voluntários espalhados pelo mundo todo. Criador da Jamie Oliver Foundation, em 2002, o chef trabalha em causas relacionadas à disseminação da boa alimentação e do uso da cozinha como instrumento de transformação social, onde desenvolve projetos em escolas e comunidades que despertem o hábito alimentar saudável e até mesmo profissionalizar jovens. A campanha global é conduzida pela Jaime Oliver Food Foundation, no Reino Unido e nos Estados Unidos, em pela The Good Foundation, na Austrália.

Com essa iniciativa, Jamie Oliver e todos os envolvidos, visam inspirar, educar e motivar as pessoas a defenderem o direito a uma alimentação saudável para que possam reverter os dados mundiais. Atualmente vive uma epidemia global de obesidade, onde 42 milhões de crianças menores de cinco anos estão acima do peso ou obesas. Outro dado aponta que em 2030, prevê-se que 41% da população mundial vai estar acima do peso ou obesos. Em 2014, mais de 1.000 embaixadores voluntários realizaram iniciativas em cerca de 121 países, incluindo o Brasil, totalizando 10.143 eventos.

No link abaixo, o Jamie Olivier fala sobre o projeto em português:
https://drive.google.com/open?id=0ByfKS0IRkt-JM21LWFZpMWU4akE&authuser=0

Neste ano, o objetivo do Food Revolution Day é conseguir milhões de assinaturas numa petição online (http://goo.gl/AOJyzt), que pode ser acessada por meio do site Tudo Gostoso, para promover a inclusão da educação alimentar obrigatória nos currículos escolares de todos os países que compõem o Grupo G20, principal fórum internacional para a cooperação global composta por 19 países e a União Europeia.

E já que estamos falando em alimentação saudável e em ensinar as crianças sobre a importância de uma boa educação alimentar, que tal envolvê-las no preparo das refeições? No site do Tudo Gostoso também estarão disponíveis 22 receitas saudáveis e práticas desenvolvidas especialmente pela equipe do Food Revolution Day, que poderão ser preparadas pelas crianças. Para ver as receitas basta entrar aqui: Tudo Gostoso - Food Revolution Day. Eu já separei algumas para fazer com as minhas filhas.


As informações acima foram cedidas pela TAO Agência para a campanha da Gastromotiva  que está promovendo o Food Revolution Day no Brasil por meio de eventos no Rio, em SP e em Salvador, que acontecem simultaneamente no dia 15. O foco será no Rio de Janeiro, onde o Jamie Oliver vai entrar ao vivo via streaming, entre 11h30 e 12h30. Ele só vai entrar aqui, nos EUA e no Canadá. A sua aula completa será transmitida para o mundo todo por meio do seu canal no Youtube (www.youtube.com/jamieoliver). Eu estou doidinha Jamie Olivier reforçando a importância de criar hábitos alimentares saudáveis e os riscos que podem trazer caso não a gente dê atenção para aquilo que é consumido no nosso dia a dia.

O chef e fundador da Gastromotiva, David Hertz, vai estar presente no evento do Rio, que será na UNISUAM, e lá ele  vai cozinhar e participar das atividades com as crianças. 


Bom, e lembrem-se dessa dica de ouro para uma alimentação mais saudável: "não troque a “comida feita na hora” (caldos, sopas, saladas, molhos, arroz e feijão, macarronada, refogados de legumes e verduras, farofas, tortas) por produtos que dispensam preparação culinária (“sopas de pacote”, “macarrão instantâneo”, pratos congelados prontos para aquecer, sanduíches, frios e embutidos, maioneses e molhos industrializados, misturas prontas para tortas) e fique com sobremesas caseiras, dispensando as industrializadas.".  (Trecho obtido no Guia Alimentar para a População Brasileira).



Beijos emocionados!
Chris Ferreira
twitter: @InventandoMamae
Instagram @inventandomamame




VEJA MAIS POSTAGENS

0 comentários

Obrigado por comentar, ficamos felizes!