Mamãe Chris Ferreira Receitas

Batata Rústica e Confit de Berinjela - Duas receitas que #curticompartilhei

segunda-feira, junho 22, 2015Chris Ferreira

Nesta semana eu experimentei duas receitas supersimples e saborosas que vi por aí, curti muito e vou compartilhar com vocês: batata rústica da Rita Lobo e confit de berinjela da nutricionista Carol Morais.




Enquanto eu esperava para o atendimento da Sofia, fiquei grudada na tela da TV da sala de espera assistindo ao programa "Cozinha Prática com Rita Lobo". Ela estava preparando uma batata rústica que estava abrindo o meu apetite. Assim que cheguei em casa corri para a cozinha para testar a receita que pode ser encontrada no link "Batata rústica: receita da Rita Lobo".

O que utilizei:


- 5 batatas médias (a receita original utiliza 3 batatas);
- 3 ramos de alecrim;
- 4 ramos de tomilho;
- 10 folhas de sálvia;
- 3 colheres (sopa) de azeite (essa foi a indicação da receita original, porém eu utilizei mais);
- 5 dentes de alho com casca;
- 1 punhado de orégano (não tinha na receita original, mas eu acrescentei);
- Sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.



Como fiz:

Segui as indicações da Rita Lobo.
Lavei e sequei bem as batatas e as ervas. 
Cotei as batatas em gomo no sentido do comprimento, conservando a casca.
Cozinhei as batatas na água e sal por seis minutos. Depois deixei escorrer bem a água.
Reguei uma assadeira com parte do azeite e parte das ervas, disponibilizei as batatas em cima deste tempero e  cobri com o restante do azeite e das ervas.




Com a mão eu espalhei o azeite por todas as batatas e também pelas folhas de sálvia (esse foi o segredo que a Rita contou no programa).
Levei ao forno pré-aquecido por 40 minutos. Na metade do tempo eu virei as batatas.



As batatas assadas ficaram crocantes e com um tempero maravilhoso! 

Neste mesmo dia, enquanto eu retornava pra casa com a Sofia, fui espiando o Instagram e me deparei com esse confit de berinjela servido em pão de abóbora com emental feito pela @carolmoraisnut (vale muito a pena seguir esse Insta). Babei!



Imagem obtida no Instagram da @carolmoraisnut no link AQUI.


E já que eu iria ligar o forno para fazer as batatas aproveitei e assei o confit de berinjela.

O que utilizei:

- 1 berinjela grande cortada em cubos;
- 10 tomates cereja;
- 4 ramos de alecrim;
- 1 punhado de uva passa;
- 5 dentes de alho;
- 5 colheres de sopa de azeite azeite;
- sal e pimenta a gosto.


Como fiz:
Cotei a berinjela em cubos. Cortei os tomates ao meio.
Reguei o tabuleiro com parte do azeite, polvilhei sal (eu utilizei sal rosa do himalaia), pimenta e um pouco do alecrim. 
Disponibilizei os cubos de berinjela e os tomates sobre o tabuleiro já com o tempero e acrescentei o restante do azeite, do alecrim, do sal e da pimenta.
Espalhei as passas e os dentes de alho.
Levei ao forno pré-aquecido por 40 minutos. Na metade do tempo eu coloquei 1/3 de copo de água. 



Como eu não tinha o pão de abóbora, servi com pão preto tipo alemão e cream chease. Ficou maravilhoso!




Essas foram as receitas que eu #curti e #compartilhei nesta semana. Espero que gostem e aproveitem.

No post Jardim Botânico - Coleção Temática de Plantas Medicinais, no blog Inventando com a Mamãe tem informações sobre os benefícios dos temperos utilizados nestas receitas e algumas curiosidades também.


Este post faz parte da BC #curticompartilhei proposta pela Fernanda Reali. Venham ver o que as outras amigas curtiram e compartilharam nessa semana entrando neste link AQUI.





Beijos carinhosos!
Chris Ferreira
twitter: @InventandoMamae
Instagram @inventandomamame

VEJA MAIS POSTAGENS

1 comentários

  1. Adoro batatas assim, faço no meu forninho...só não coloco essas ervas, mas um dia vou experimentar assim!!
    E as berinjelas então...deram água na boca!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, ficamos felizes!